Parceria entre Prefeitura e Ministério da Saúde leva atendimento odontológico para estudantes da rede municipal

Fotos: Ascom Traipu

A Prefeitura de Traipu tem promovido saúde bucal para a população de forma constante em suas unidades de saúde, nas escolas e nos mutirões realizados por toda a cidade, oferecendo serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e entregando próteses dentárias e orientando crianças e adultos quanto aos cuidados com a higiene bucal.

E nesta quarta-feira (5), as equipes da Secretarias Municipais de Saúde e Educação se uniram para realizar em Traipu a ação “Mais Saúde Bucal”- inserida no programa Brasil Sorridente- promovida pelo Ministério da Saúde e que integra a Política Nacional de Saúde Bucal, 2024. A ação aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Agapito Rodrigues de Medeiros, no Centro da cidade.

Os alunos receberam avaliação odontológica, kits de higiene bucal e orientações sobre escovação. Os casos de maior necessidade, identificados pelos dentistas, foram encaminhados para tratamentos na unidade de referência, posteriormente.

A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto acontece em todo território nacional e visa enfrentar vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública e educação básica, além de apoiar o processo formativo dos profissionais da Saúde e Educação.

O coordenado de saúde bucal de Traipu, Robert Souza disse que a realização da ação é um momento muito satisfatório para a equipe. “Já é uma prática rotineira as nossas ações nas escolas do município, dentro da estratégia de saúde da família, e não poderíamos estar de fora, agregando ainda mais saúde bucal nas escolas mediante esse Dia Nacional da Saúde Bucal”, completou.

Em Traipu, a ação acontece frequentemente em todas as unidades municipais de ensino, beneficiando todos os estudantes do município. O projeto “Mais Saúde Bucal”, que aconteceu nesta quarta, é uma ação especial de Dia D, para comemorar os 20 anos do Brasil Sorridente, Política Nacional de Saúde Bucal.

Fotos: Ascom Traipu