Prefeitura e Marinha iniciam etapa de curso de formação de aquaviários

Fotos: Ascom Traipu

Uma parceria entre a Prefeitura de Traipu e a Marinha do Brasil trouxe para o município o Curso de Formação Aquaviário, cujas etapas estão sendo realizadas e tem como intuito qualificar o comandante de embarcações de até 10 AB, com a finalidade de atividade comercial.

Nesta terça-feira (7), um grupo de traipuenses participou do teste de natação, uma das fases do curso, que aconteceu no Complexo Multieducacional, antiga AABB. Também foram coletas informações sobre os participantes do curso, que está prevista para iniciar no dia 20 de maio.

A formação aborda temas do dia-a-dia do marinheiro fluvial, auxiliar de convés e marinheiro fluvial de máquinas (CFAQ-II C/M N1).

Segundo informações da Marinha, após um ano de formado e exercendo a atividade comercial, o aquaviário poderá realizar o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) - que qualifica o profissional para trabalhar com o transporte de passageiros (escolar, turismo ou travessia).

Já o marinheiro auxiliar fluvial de convés ou marinheiro auxiliar fluvial de máquinas, poderá exercer profissionalmente atividade de subalterno de quarto de navegação nas embarcações de qualquer AB, que são utilizadas na navegação interior e serviços gerais de convés nas embarcações de até 100 AB, utilizados na navegação interior, que exercem atividade comercial, como por exemplo: balsa e transporte de mercadorias.

Ainda segundo a Marinha, a próxima fase da formação é reunir os documentos pessoais dos participantes, para posteriormente iniciar o curso, que é realizado com aulas práticas e teóricas, conta com 30 participantes e é ministrado por oficiais da Marinha do Brasil.