Prefeitura instala banheiros SaniSolares para famílias do Povoado Tabuleiro

Fotos: Ascom Traipu

A Prefeitura de Traipu junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e à empresa Fortlev instalaram as primeiras unidades dos banheiros SaniSolares, conhecidos como banheiros secos ou banheiros ecológicos, no povoado Tabuleiro, zona rural do município.

Os módulos sanitários irão melhorar a realidade de inúmeras famílias da localidade, visto que a população vem sofrendo com doenças causadas por bactérias fecais. A localidade foi umas das regiões contempladas com a instalação de banheiros ecológicos e, inicialmente, 30 sanitários devem ser instalados.

O banheiro ecológico é uma solução sanitária que dispensa o uso de energia elétrica e de água. O projeto é uma iniciativa da prefeitura em parceria com a Codevasf. Os beneficiados com a instalação dos sanitários são famílias em situação de vulnerabilidade social, relacionadas através de um trabalho conjunto com a Secretaria de Assistência Social.

Os banheiros são cobertos, possuem iluminação fotovoltaica, uma estrutura resistente e sistema simplificado de tratamento de esgoto. Funcionam com energia solar e todo o processo de tratamento dos dejetos acontece dentro do próprio módulo sendo lançados no meio ambiente sem causar grandes impactos.

O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.

O funcionamento do módulo  se dá por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume dos resíduos fecais em 90%. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueadas na base do módulo. O tratamento da urina é feito por infiltração no solo.

“Com a instalação dos banheiros nós pretendemos melhorar a qualidade de vida da população que não possui banheiro em suas residências e minimizar os problemas causados pela ausência de saneamento básico em locais longe da zona urbana”, destacou o prefeito de Traipu, Lucas Santos.

Além de entregar e instalar os módulos sanitários, a ação conjunta entre a Prefeitura e a Codevasf também oferece mobilização social, capacitação das pessoas beneficiadas e monitoramento regular para garantir o uso correto do equipamento e a adaptação e aceitação dos beneficiários.