Setorização de áreas de riscos geológicos é realizada pela CPRM em Traipu

Atendendo a uma solicitação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Traipu (COMDEC), o Serviço Geológico do Brasil (CPMR) enviou uma equipe ao município para realizar o mapeamento das áreas de risco geológico da cidade.

O coordenador da Defesa Civil de Traipu, Mauricio Machado, solicitou que o CPRM viesse a Traipu para realizar a setorização de risco geológico, como forma de prevenção para uma possível inundação ou desastre, devido a ocorrência de chuvas.

Após um dia de avaliação e estudos em campo, a equipe da CPRM constatou que existe risco para inundação em Traipu. Porém, não há risco imediato.

O pesquisador de geociência da CPRM, Bruno Elldorf, falou sobre a importância da setorização e dos dados atualizados para a segurança das populações que moram em cidades onde há risco de inundação, por meio de transbordamento de rios ou desabamento de barreiras.

“O que fazemos é setorizar as áreas que são atingidas com uma certa frequência, mostrando também a intensidade desse atendimento, classificando o risco, que pode ser alto ou muito alto. São esses riscos que podem oferecer o perigo e fazer com que seja necessário decidir entre a vida ou o patrimônio. Então, feita essa setorização de risco, o município fica com o documento e ciente, sobre onde estão localizadas essas áreas de risco, facilitando assim a possível retirada de moradores e pessoas a tempo, em caso de enchentes sazonais. O estudo de setorização de risco geológico traz mais segurança para a população e para o município”, explicou o geociêntista.

De acordo o Mauricio Machado, o mapeamento das regiões foi solicitado, será publicado pela CPRM, após sua conclusão, e servirá de instrumento para que o município tome as devidas precauções e possa intervir a tempo de uma eventual necessidade. “Através deste trabalho, será possível solicitar recursos para a prevenção de desastres”, concluiu o coordenador da Defesa Civil.